top of page

 

ABPY é uma instituição sem fins lucrativos e que prima pela divulgação do Yoga tradicional e a Ética.

 

Fundada em 1973, a ABPY conta hoje com associados por todo o Brasil.

É referência nacional para a formação de Profissionais de Yoga.

 

Missão

 

Visamos preservar e divulgar os ensinamentos, valores e práticas do Yoga, oferecendo aos praticantes:  formação profissional, aprofundamento e reciclagem.

 

História do surgimento da ABPY

 

A ideia de formação de uma Associação que divulgasse o Yoga tradicional surgiu na Índia em 1973 quando, nesse ano, um grupo de profissionais de Yoga brasileiros, liderados pelo Profissional Jean Pierre Bastiou, foram fazer um curso no Yoga Institute, em Bombaim, com Shrī Yogendra.

 

Esses Profissionais expuseram ao Mestre suas preocupações com o rumo que a prática e o ensino do Yoga estavam tomando no Brasil, e foram aconselhados a, ao voltarem ao seu país, organizar um grupo de professores e fundar uma associação que visasse a divulgar o Yoga tradicional.

 

Os professores que lá se encontravam na ocasião, se reuniram no hotel onde estavam hospedados e fizeram a primeira reunião da Associação Brasileira de Profissionais de Yoga, em fevereiro de 1973.

 

Faziam parte deste grupo os Profissionais: Jean Pierre Bastiou, sua esposa Zilá, Maria Augusta Cavalcanti, Orlando Cani, Ilara Cani, Dagmar Krebs e Jacy Pontes Vaz.

 

Ao voltar ao Brasil, este grupo novamente se reuniu agora na casa do Profissional Orlando Cani, para traçar os planos para a fundação da associação e contatar outros Profissionais que tivessem interesse em participar deste trabalho. Foram, assim, convidados os Profissionais Vitor Binot, Vayuananda, Eneida Santos, Marlene Araújo, Marilda Velloso, Nilda Fernandes, Marly Mayer, entre outros.

 

Em 10 de outubro de 1973 foi fundada oficialmente a Associação Brasileira de Profissionais de Yoga.

 

Todos aqueles que participaram do curso no Yoga Institute naquele ano, e mais os Profissionais convidados pelo grupo original, foram os Associados Fundadores.

 

A iniciativa e o trabalho desenvolvido por estes Associados Fundadores foram de fundamental importância para a promoção e divulgação do Yoga tradicional, tanto no Rio de Janeiro como a nível nacional, dando legitimidade ao exercício Profissional e incentivo à criação de Associações em outros estados e regiões do país.

 

Dessa forma foi consolidado mais um sonho entre nós, o qual foi caracterizado por amor, por sentimento de grupo e responsabilidade karmica.

 

Com certeza, o futuro nos aguarda com melhores desafios e maiores conquistas!

 

Texto escrito pela Associada Fundadora, Maria Augusta Cavalcanti.

 

bottom of page